Nesse exemplo vamos ver como identificar uma tendencia de alta utilizando price action. Lembrando que se você gostou e quer ver mais exemplos como esse, de seu suporte com o botão Like e compartilhe. Obrigado
Em um gráfico, o desenho formado pela linha, barras ou candles, dificilmente será uma reta horizontal. O que você vai encontrar é um zigue-zague constante, formado pela luta entre as forças dos vendedores (bears) e compradores (bulls) pelo melhor preço.
Quando uma destas forças sobrepõe a outra por um período maior de tempo, o preço tenderá para a direção do lado mais forte naquele momento. Teremos então uma tendência de alta ou uma tendência de baixa, conforme a força dominante.
Durante o movimento de alta ou de baixa, o preço vai formando picos (altas) e fundos (baixas), que são pontos do gráfico onde ocorre uma clara mudança de direção por um tempo razoável. O julgamento de quando uma nova alta ou uma nova baixa foi formada pode ter critérios bem definidos, como por exemplo o número candles antes e depois do ponto de interesse ou pode ser julgado de forma subjetiva pelo trader, através da observação de pontos de reversão do preço, que estejam mais evidentes no gráfico.
Quando a tendência é de alta, o preço apresentará sucessivamente novas altas, mais altas que as anteriores e novas baixas, também mais altas que as anteriores, ou seja, um zigue-zague para cima.
De forma forma semelhante, mas oposta, quando a tendência é de baixa, teremos baixas mais baixas e altas mais baixas que as anteriores, um zigue-zague para baixo.