Alguém acredita que o mês de janeiro acabou?? UFA...
E ao que parece gráfico do Índice Bovespa começou a sua correção após atingir a sua máxima história e acaba por criar o que parece ser a cabeça do padrão gráfico “Ombro-Cabeça-Ombro”. Linha de pescoço já devidamente traçada aguardando apenas o rompimento da linha de pescoço na qual ativará a projeção deste padrão gráfico.
No entanto, como estamos falando de uma correção de baixa dentro de uma tendência de alta, podemos identificar as principais zonas de suporte, onde se encontra primeiramente na região dos 123mil pontos e a Linha de Tendência de Alta (LTA – linha branca do gráfico) que acompanha precisamente a MMA-200 (linha roxa do gráfico).
Portanto, podemos esperar uma correção mais acentuada partindo do padrão gráfico que se encontra em formação? SIM. Partindo não só do padrão gráfico “OCO” como também da área de resistência da região dos 131mil pontos a 134mil pontos (topo histórico da bolsa brasileira).
Motivos para se preocupar?? Se eu já estava preocupado antes quando o Índice estava aos 96mil pontos, agora que se encontra na região dos 128mil pontos logo após ter atingido máxima histórica, é de se montar uma estratégia mais protecionista do que assumir posições mais arriscadas. Simplesmente pelo fato de que há a regra de ouro da análise gráfica que qualquer analista que se prese deve respeitar: não se compra topos (resistência), só se compra fundos (suportes).
Por isso, ao menos no gráfico diário, acredito que chegou a hora de se saber se chegou a hora de se vender os ativos e o próprio Índice, ou se ainda cabe mais tempo para segurar operações compradas. Tudo vai depender ao menos dessa lateralização em que o gráfico se encontra entre os 123mil pontos e os 134mil pontos (formando um aparente padrão gráfico baixista). E temos de saber se os suportes identificados segurarão a retomada da tendência de alta no gráfico diário, tendência de alta esta vista em períodos mais longos (semanal e mensal).