Os três grandes acontecimentos desta semana serão provavelmente as decisões do BoJ, do BoC e da taxa de juro do BCE.
Mesmo que não esperemos ver cortes ou aumentos de taxas de qualquer banco, estamos ansiosos pelas orientações que cada um apresentará juntamente com as suas respectivas decisões. A orientação pode ser suficiente para mover o iene, o dólar canadense ou o euro.
O USD/JPY pode ser o mais próximo desta semana. Em particular, gostamos de assistir a disputa no par à medida que se aproxima de 150.000, com os touros tendo que se tornar um pouco tímidos à medida que antecipam a intervenção do BoJ em torno deste nível. A ameaça de intervenção é por vezes mais do que suficiente para convencer os touros a não assumirem mais posições longas?
Coincidentemente, o ministro das finanças do Japão, Shun'Ichi Suzuki, deu um aviso verbal na sexta-feira passada dizendo que o governo estava observando os movimentos da moeda com cuidado.
Trabalhando contra o iene é que a orientação do BoJ no momento de sua decisão sobre a taxa de juros provavelmente será tão dovish como sempre, considerando os dados da inflação doméstica da semana passada (caindo para 2,6% em dezembro de 2023 de 2,8% no mês anterior). É por isso que você pode antecipar mais vantagens no USDJPY. Embora tudo seja possível. O Banco do Japão já chocou os mercados.