Desde o início de 2021 o Bitcoin se encontra em uma ampla congestão entre 30.000 e 65.0000.
No final do ano passado o ativo tocou o lado superior da congestão, e, logo em seguida, cedeu. Ao longo deste primeiro trimestre de 2022, ele construiu um outro range mais estreito e levemente inclinado, que destaquei no gráfico com um pequeno canal de alta. Neste momento a cotação se encontra no fundo deste canal - local que marquei com um ponto de interrogação.
A partir daqui, cabe ficar observando como os preços irão se desenvolver. Destaquei as duas principais direções possíveis com as setas roxas.
Por um lado, o fundo deste canal pode servir como suporte, e o preço voltaria para o topo do canal. Por outro, esse suporte pode ser violado, e a partir daí, a próxima resistência relevante é o fundo do grande range, ou seja 30.000.
Candles de reversão neste ponto de interrogação podem abrir oportunidade para trades de compra com alvo curto (alvo no topo do canal ~49.000) e prazo curto (~50 dias). Já se ocorrerem candles de rompimento p/ baixo, abre-se a possibilidade de trades de venda com alvo longo (~30.000) e prazo maior (~100 dias).
Da minha parte, estou com algumas travas de alta em Coinbase, que montei no mês passado (março), e vou deixar rolando, só porque o risco é limitado.
Já para comprar o ativo em si, eu estou aguardando ou um rompimento para cima deste canal que seja com alto volume e amplitude (na faixa do 50.000 ou da MM200), ou a formação de algum padrão de reversão em um patamar mais baixo, no caso, por volta dos 30.000, a princípio.
Vale lembrar que o candle de 27/mar/22 (apontado pelo dedinho mais apagado) foi um falso rompimento. A partir daquele ponto, se a força tivesse continuado, teria sido um indício de força compradora no bitcoin, mas não foi o que aconteceu, pelo contrário. Somando isso ao cenário dos outros mercados de risco, que estão mostrando fraquezas, estou mais inclinada a acreditar na busca dos 30.000 do que no rompimento dos 50.000, mas isso não significa que tomarei qualquer ação antes de ter uma confirmação.