O relatório do Índice de Preços no Consumidor (IPC) de sexta-feira foi o único dado económico oficial divulgado durante a paralisação do governo dos EUA.
De acordo com o último relatório do IPC do Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA (BLS), divulgado na manhã de sexta-feira, a inflação foi mais lenta do que muitos economistas previam. O anúncio impulsionou o mercado, uma vez que uma inflação mais fraca do que o esperado fortaleceu a justificação para um corte da taxa de juro por parte da Reserva Federal (Fed) no final do mês. Após o relatório, o Bitcoin subiu brevemente acima dos 111.000 dólares, valorizando 2,27%, antes de recuar para os 110.000 dólares.
O IPC de Setembro subiu apenas 0,3%, elevando a taxa de inflação anual para 3%. Os especialistas previam um aumento de 0,4%, o que teria elevado a taxa anual para 3,1%. A inflação subjacente, que exclui categorias mais voláteis, como a alimentação e a energia, subiu 0,2%, mas também encerrou a taxa anual nos 3%. Os economistas esperavam números ligeiramente superiores, de 0,3% e 3,1%, respetivamente.
Com a paralisação do governo americano a entrar no seu 24º dia, outros relatórios económicos oficiais foram suspensos. A exceção são os dados do IPC, cuja divulgação estava originalmente prevista para 15 de outubro. A Reserva Federal (Fed) utilizará o relatório para orientar a sua decisão sobre a taxa de juro na próxima semana. Todas as previsões apontam para um corte na taxa de juro diretora, com o CME Fed Tool a indicar uma probabilidade de 96,7% de corte. No momento em que este artigo foi escrito, tanto o mercado de criptomoedas como o de ações estavam a reagir positivamente, com o mercado de criptomoedas a subir 1,74% e todos os principais índices de ações no verde.
No entanto, alguns questionam a precisão dos dados do IPC e até desconfiam do sentimento geralmente moderado por detrás do esperado corte na taxa.
“Mesmo quando medido como aumentos anuais de preços, o IPC, intencionalmente, subestima-os, com o aumento de 3% em setembro em relação ao ano anterior, 50% acima da meta de 2% da Fed”, escreveu o investidor em ouro Peter Schiff. “Ainda assim, a Fed pretende voltar a cortar as taxas, colocando mais lenha na fogueira inflacionária que ele próprio acendeu.”
De acordo com os dados da Coinglass, o valor total dos contratos de futuros em aberto subiu 2,92%, para 71,5 mil milhões de dólares, no período de 24 horas. As liquidações repetiram os níveis de ontem, totalizando 66,05 milhões de dólares. Os operadores de posições curtas dominaram, perdendo 49,81 milhões de dólares em margem, enquanto os investidores comprados perderam os restantes 16,24 milhões de dólares. Vamos responder a uma pergunta que muitas pessoas se estão a fazer:
Porque é que o Bitcoin ultrapassou os US$ 111.000?
Os dados de inflação abaixo do esperado aumentaram as esperanças de um corte na taxa de juro da Reserva Federal (Fed) no final deste mês.
O que mostrou o último relatório do IPC?
O IPC subiu apenas 0,3% em Setembro, elevando a taxa de inflação anual para 3%, abaixo das expectativas dos economistas.
Como reagiu o mercado?
Tanto o mercado de criptomoedas como o de ações recuperaram, com o Bitcoin a subir mais de 2% e o mercado geral de criptomoedas a subir 2,16%.
O que acontece a seguir?
Com a probabilidade de um corte de juros precificada em 96,7%, os traders esperam que o Bitcoin se mantenha forte no meio da flexibilização da política monetária.
免责声明
这些信息和出版物并非旨在提供,也不构成TradingView提供或认可的任何形式的财务、投资、交易或其他类型的建议或推荐。请阅读使用条款了解更多信息。
免责声明
这些信息和出版物并非旨在提供,也不构成TradingView提供或认可的任何形式的财务、投资、交易或其他类型的建议或推荐。请阅读使用条款了解更多信息。
