Retornando de férias para mais esta longa jornada aqui em 2021, se Deus quiser ; )
Para este retorno, nada mais importante que uma análise de cenários do IBOV.
Depois de o IBOV romper o Topo Histórico deixado anteriormente em janeiro de 2020, ocorreu uma vigorosa correção de forma que os candles retornaram para abaixo da linha de rompimento.
A tensão gerada por este movimento não deixou de surpreender a quem opera o Mercado e muitos STOPs, inclusive em nossos estudos publicados ( e não publicados ) aqui foram acionados.
Por este e outros motivos não gosto nem um pouco deste negócio de Topo Histórico. Fica a lição de redobrarmos os cuidados na próxima ocorrência sabe-se lá quando
Pois bem, não bastasse as emoções recentes agora mesmo estamos diante de outra situação que requer de nós bastante atenção, lucidez e paciência: a iminência de o IBOV testar mais uma vez esta linha vermelha que representa o antigo TH!
O que poderá ocorrer? De fato duas possibilidades: uma nova superação ou um retorno a correção .
Particularmente acredito que nesta linha se formará um pivô e um retorno à correção. Meus estudos sinalizam que um bom fundo para esta correção que está em andamento seria 113.500 e por pouco não chegamos lá
Se caísse abaixo disso, não me surpreenderia se o próximo fundo chegar até 105.500.
Por fim, até que se torne claro esta ou outra visão para o IBOV acho prudente bastante cautela nos estudos de ações, motivo pelo qual vou adiar um pouco mais a publicação dos primeiros estudos, com alvos claramente definidos, como de costume, para 2021.
Exceção a regra, deixarei, em breve. um estudo sobre WEGE a pedido do companheiro Dionísio
Se este estudo foi útil para vc deixe seu like. Tal reconhecimento certamente será combustível para novas publicações ; )