O grande debate na cena americana do mercado financeiro tem sido sobre Hard landing x soft landing. Na primeira hipótese, economia americana teria um "pouso duro" o que significa recessão econômica na mais básica acepção. Soft landing, "pouso suave", significa que a inflação irá desacelerar sem que pra isso a economia desacelere muito também.
Eu até tenho uma opinião sobre qual o cenário mais provável mas a única coisa que é mais certa é que o FED irá pivotar em algum momento. Isso significa que irá haver uma pausa seguida de cortes de juros. Isso tem alta probabilidade de acontecernos dois cenários em discussão.
E qual a consequência inalienável deste pivot do FED? Alguns apostam em ações e em cripto mas um ativo que com certeza irá se valorizar se o FED fizer o pivot completo são os títulos de tesouro americano. O mecanismo disso é simples de entender: se há queda de juros, títulos pré-fixados com taxas acima das atuais e das futuras se valorizam.
Um outro ponto é que títulos do tesouro, junto com as mortgages backed securities, são os principais ativos no balanços dos bancos e certamente existe uma demanda reprimida elevada por este tipo de ativo depois deste ciclo de tightening do FED.
Sim eu faço contagem de elliot no TLT que é o ETF de tesouro americano +20 e no momento vejo a possibilidade de uma onda 3 pra cima. No entanto a onda 2 mais complicada ainda podeira ser uma alternativa mas a onda 3 parece certa no médio prazo.
Por favor não entenda esta postagem como recomendação de investimento. É apenas um estudo e opinião. Procure um assessor certificado e sempre negocie de forma segura sem arriscar valores significativos do seu pratrimônio.