Atenção caros leitores: utilizo esta plataforma de idéias para documentar minhas análises e consultá-las depois, compatilhando com todos. Estes estudos não devem ser levados como call de investimento. O uso desde material como tomada de decisão é de inteira responsabilidade do leitor.
Contexto de Macrovisão Notícias Nacionais: Com a aprovação da MP 870 pelo Senado, houve impacto no preço do dólar a retrair na sexta-feira, pois é mais um passo de segurança aos olhos dos investidores estrangeiros. Entretanto, a expectativa do PIB brasileiro é encolher cada vez mais. Temos também a tramitação do crédito suplementar de aprox. R$280 bi em emissão de títulos para acertar as contas estatais pedidas pelo Governo ao Congresso pela PLN 4/2019. A Reforma da Previdência está mantendo seu (demorado) rito, impedindo, pelo risco, do capital estrangeiro investir aqui, já que a taxa de juros SELIC está baixa.
O índice demonstra forte alta após um falso rompimento de baixa e a saída de das noticias da semana, porém os índices internacionais estão em queda, como o S&P500 (mais abaixo), causando fraqueza no movimento. Para o IND, deve-se haver cautela ao projetar a retomada de alta.
Notícias Internacionais Com a Guerra EUAxChina sobre importações e tecnologia, o S&P500 está realizando correções muito fortes nessas ultimas semanas, empurrando o Mercado para baixo como um todo. Além dele, tem a Europa com a incerteza do Brexit(2 anos já), e na Austrália a restrição de tecnoligia da chinesa Huwaei.
Análise Técnica O canal primário de Dólar segue em tendência altista, mas perdeu um importante suporte que era respeitado desde Fevereiro da MM200(60min, linha verde), indicando as correções áureas antes retomar a tendência ou cair de vez. O preço alcançou o primeiro nível, o de 60% da onda do movimento altista, inciado em Janeiro. É uma área de grande conversão de suportes: fundo do canal(em tempos maiores, ainda continua na zona de fundo do canal), resistências da consolidação de Novembro/2018 e a retr. de 60%. Pode acontecer de se testar o nível de 4.000(amarelo) antes de romper o suporte do 3.935, realizando um belo OCO, testando a MM200(60min, verde) antes de cair.
Microvisão
Graficamente, pela minha análiseprevejo 3 tipos de movimento, alicerçados pelo contexto do gráfico.
Reversão à zona do 3990 - 4000 Maior Expectativa - SETAS AZUIS Corroborações:
Fechamento na sexta numa zona de um suporte Significativo( linha AZUL);
Retração de 60% do canal primário;
Teste de pullback da perda do fundo da LTA primária (testá-lo como resistência);
Muito próximo do fundo da LTB;
Teste da MM200(60min, verde) como resistência;
Retração de 60% da LTB em 3990;
Contexto muito forte para reversão no curto prazo, vindo a triangular com topos descendentes até perder o fundo 3940.
Pullback na LTA - Expectativa Média - SETAS VERMELHAS Corroborações:
Fechamento na sexta numa zona de um suporte Significativo( linha AZUL);
Retração de 60% do canal primário;
Teste de pullback da perda do fundo da LTA primária (testá-lo como resistência);
Muito próximo do fundo da LTB;
Teste da MM20 como resistência(60 min,Vermelha);
Seguindo essa análise é provavel de embandeirar próximo ao sup. 3940 até rompê-lo ou triangular pela regressão à MM20(60 min,vermelha)
Gap de Baixa ou Bandeira no início do pregão - Expectativa Baixa -SETAS VERDES Corroborações
Busca do IND para o patamar de 100.000 pts, pela forte tendencia de alta após um rompimento falso de baixa.
Considerações finais Creio que o dólar dará boas oportunidades essa semana. Entretanto é bom utilizar a analise PA para boas entradas e não tomar stops desnecessários. Todas as expectativas deverão ser confirmadas com candlestick's e volume.