O day trade possui aspectos operacionais que o assemelha a um jogo. E isso faz com que muitos o encaram de forma nociva. E acaba transformando-o em jogatina, uma forma leviana de se apostar.
O problema é que muitos possuem problemas psicológicos e buscam preencher determinados prazeres jogando. Procuram vivenciar emoções, como a adrenalina, de maneira insana.
Operam para satisfazer vontades que são geradas por confusão mental. Mesmo diante de enormes perdas, continuam fazendo a mesma coisa. Isso porque não operam para ter resultados, mas para ter sensações.
Não são apenas as motivações que são erradas. É a forma como enxergam a bolsa de valores. Acham que se trata de um cassino, onde se ganha apostando. Desafiam o senhor mercado todos os dias.
Só que, da forma como operam, nunca vão superar o senhor mercado. Vão alimentar os cofres dos traders profissionais. E vão se levantar da cadeira todos os dias mergulhados em sentimento de culpa.
Sabe aqueles que ficam pregando nas redes sociais que a Análise Técnica não funciona? Eles acham que os apostadores compulsivos fazem uso da Análise Técnica e acabam sendo reféns dela, perdendo tudo.
Ledo engano. Apostadores não utilizam método algum. Até porque a razão do que fazem é emocional e não de natureza técnica. Não há estudo e preparação na atividade a que se dedicam.
Quem opera procurando adrenalina não se importa com o preço que compra ou vende. Quer ver o coração bater e as mãos suarem, não importa se o saldo da conta fica negativo.
As corretoras e instituições financeiras têm obrigação moral de promover campanhas contra esse lado sombrio do day trade. Deveriam identificar clientes que perdem compulsivamente e oferecer ajuda psicológica.
Afinal, grande parte das corretagens que ganham diariamente advém de pessoas com profundos problemas emocionais. O day trade tem um lado sombrio que precisa ser desmascarado e suas vítimas socorridas.
Se você é uma dessas pessoas, me manda mensagem. Juntos somos mais fortes.