Rotation nada mais é do que a rotação do dinheiro investido de um setor para outro, com a finalidade de que, na cabeça dos investidores, sobretudo de médio/longo prazo, vão em busca de se antecipar para o próximo estágio do ciclo econômico. Este ciclo econômico possui fases, que na economia é chamado de "business cycle", mais pra frente trarei mais sobre este assunto.
O importante é entender que existem setores (segmentação de empresas) que prosperam ou definham com mais robustez de acordo com cada fase de ciclo, por isso os investidores buscam se anteciparem, o que denomina rotation. Isso é verificado em gráficos com timeframe maior (Daily, Weekly) e até pro intraday.
O que é Value e Growth?
Value e Growth são denominações utilizadas para classificar empresas (sobretudo listada em bolsa) com base no seu desempenho e valor.
Growth:
São empresas consideradas pelos economistas com previsões de "superar" o potencial dos ganhos mercados em geral. Ou seja, significa que ela pode ter expansão considerável no futuro e que seu valor de mercado, no presente, está "subvalorizado". Ações growth tem características de ter mais volatilidade e, portanto, é tratado como investimento de maior risco. Quem investe em ações growth não tem a intenção de receber dividendos, ao invés, tendem a reinvestir os lucros de volta na empresa para expandir seu valor de mercado (esse é um motivo de alta vol, tanto pra alta quanto pra baixa, pois se a empresa não corresponder as expectativas de crescimento, um deslanche é iminente).
São aquelas consideradas, em tese, com menor risco e volatilidade, pois elas são muito associadas a empresas maiores e bem estabelecidas no mercado. Os investidores costumam a comprá-las na intenção de receber dividendos. Como elas estatisticamente representam menos volatilidade, elas tendem a performar melhor em períodos de baixo crescimento. As ações de value geralmente (pelos analistas) são negociadas abaixo do que valem com base no seu benchmark.
Em janeiro de 2022, como podem ver, houve uma rotation pesada de growth pra value, dado as modificações da narrativa macro, sobretudo por causa da inflação que bateu à porta. E VEJA COMO O SP500 marcou seu pico.
Esse pico, além do FED ser responsável por anuncia o fim do Quantitative Easing, o mercado, já olhando pra isso, realizou sua rotation de growth pra value. Isso é óbvio.
Perceba que ações growth, muito delas fazem parte dos FAANG e outros de tecnologia, que em períodos de reflação e "easy money" tendem a performar melhor. Quando o FED anunciou que fecharia a torneira do quantitative easing, foi nítido perceber essa rotação.
Então tente identificar no intraday quando as ações growth e value estão em rotation e forme um sentimento pro seu dia. Isso me ajuda bastante a verificar como o mercado está trabalhando e evito de tomar decisões ruins.