Cunhas, diferença entre bandeiras e reversões

*Abordagem deste artigo é baseada em PriceAction

Uma correção durante uma tendência de alta é uma bandeira de alta, quando a ocorre em forma de três puxadas na direção oposta, nesta caso para baixo, é comumente chamada de bandeira de alta em forma cunha (wedge bull flag). Este padrão é um setup confiável à favor da tendência e traders podem entrar no primeiro sinal após a cunha. Um sinal confiável significaria uma barra com corpo na direção da tendência fechando em seu extremo.

Cunhas também podem ser padrões de reversões confiáveis e mostram uma previsibilidade para as próximas 10 a 20 barras. Porém diferente de uma bandeira, uma reversão em forma de cunha é um setup contra tendência, portanto geralmente é melhor aguardar um segundo sinal.
Por exemplo, em uma tendência de alta, uma reversão em forma de cunha tem três puxadas na direção para cima na mesma direção da tendência, diferente de uma bandeira que tem as puxadas na direção oposta. Segundo Al Brooks, quando há uma reversão em forma de cunha ocorrendo em um tendência de alta, a probabilidade é que 70% das vezes o rompimento da linha de canal da cunha irá falhar e se desenvolverá um movimento em duas pernas na direção oposta durando 10 barras para ir testar o inicio da cunha. Este movimento corresponde à correção ABC de Elliot. Mas atenção, traders inteligentes irão observar uma possível falha deste movimento contrário, pois eles sabem que em tendências a maioria das reversões falham. Portanto se a reversão em forma de cunha falhar (ocorre em 30% do tempo), isso caracterizaria uma entrada a favor da tendência com alvo no movimento projetado da altura da cunha.

Onde seria a segunda entrada de uma reversão em forma de cunha?
Bom, uma vez que você está operando contra a tendência sempre é bom esperar um rompimento de uma linha de tendência + um teste do seu extremo antes de abrir qualquer ordem contra tendência.
Por exemplo, em uma tendência de alta após identificar uma reversão em forma de cunha, aguarde o rompimento da LTA que tangenciou a cunha e então aguarde correção deste rompimento, normalmente essa correção forma uma topo duplo e é uma tentativa de retomada da tendência mas que falhou. Esta seria a segunda entrada, a primeira entrada foi no inicio do movimento que rompeu a LTA.
Observe a força que do rompimento da LTA ou até mesmo das médias após a cunha, ela é um indicativo se a correção em forma de duas pernas contra tendência será lateral, direcional ou se falhará.

O oposto é verdadeiro em uma tendência de baixa.

Comentário do gráfico
O contrato futuro de Soja entrou em uma tendência de alta em dez/21, as linhas azuis estão mostrando bandeiras em forma de cunhas e as linhas em verde reversões. Na indicação (i) observa-se um movimento de alta seguido de um canal com três puxadas para cima (no Price Action esse padrão é conhecido como Impulso e Canal - Spike and Channel), portanto uma reversão em forma de cunha. porém ela falhou e gerou um rompimento que buscou o movimento projetado pra cima baseado na altura da cunha. Observe que a barra que atingiu o alvo possui sombra superior, é um indicativo de realização de lucro.
Dentro deste canal houve uma pequena bandeira em forma de cunha na EMA20, a entrada ocorreu na barra de alta fechando em sua máxima logo em seguida.
Na indicação (ii) foi traçado uma linha de canal unindo os fechamentos dois topos mais altos, indicando outra canal ascendente em forma de cunha após outro impulso de alta. Houve um rompimento de LTA em forma de 3 consecutivas barras de baixa e seguida uma tentativa fraca de continuação da tendência (barras com sombra e se sobrepondo) formando um topo duplo e uma segunda entrada na venda.
Nas indicações (iii) observa-se cunhas posicionadas no topo da enorme lateralidade que iniciou fev/22. Reversões em forma de cunha ocorrendo em extremos de lateralidades são confiáveis para operar

Com Price Action, quando há um padrão minimamente parecido devemos operá-lo igualmente. Esperar por padrões perfeitos podem fazer você ficar de fora de boas operações.

Alguma dúvida? manda sua pergunta nos comentários

*Referência Bibliográfica:
BROOKS, Al. Operando Price Action Lateralidades, pag 337-349.
albrooksElliott WavepriceactionWedge

更多:

免责声明