-Começamos mais um trimestre e, pelo visto, não será muito diferente do anterior. Tivemos emoções do início ao fim nesse primeiro trimestre de 2023.
-Logo no início do ano, aqui no Brasil, a empresa AMER3 veio com tudo, dando o maior trabalho aos bancões brasileiros com a possibilidade de calotes bilionários. Todos os grandes bancos, sem exceção, tiveram que aprovisionar em seus balanços os possíveis prejuízos.
-Para completar esse samba de uma nota só, tivemos a quebra de dois “importantes” bancos americanos, além, de um dos maiores banco “Europeu”, o Credit Suisse, ser comprado pelo seu maior rival, o UBS, em uma transação “MEGA SUSPEITA”. Essa compra conforme reportado pelo banco central suíço foi feita para evitar o colapso bancário mundial e custou cerca de US$ 54 bilhões em créditos/empréstimos.
-Foi, ou não, um trimestre de emoções? Mas, e agora, como vai ser?
-Acredito que a tese de “sustentar os bancos quebrados” gerará muitas turbulências ao longo de 2023, afinal, os detentores das impressoras de dinheiro são os grandes causadores e, ao mesmo tempo, os salvadores desse possível “MEGA COLAPSO GLOBAL”.
-Isso me faz pensar (mas tenho certeza) que somos marionetes, e estamos ao bel prazer dos “nossos governantes”. Se temos problemas basta imprimir mais grana e sair distribuindo. No meu ponto de vista, essa situação está me parecendo o “socialismo do capitalismo”, mas, quem recebe o dinheiro são os “mais afortunados”.
-Estamos mesmo vivendo em uma época de rupturas nos princípios básicos da existência humana, onde, a “teoria da evolução” está sendo posta em cheque, pois, se você não gera resultados ou trabalha (por conta própria/assalariado), está tudo bem, você receberá uma bolsa do seu governo local para continuar assim, improdutivo. Se você é um péssimo administrador de “empresas”, gosta de fraldes, ou, faz uma horrível gestão do dinheiro alheio (bancos, corretoras de criptos, gestores, CEO etc), você também não precisará se preocupar, pois, vai receber uma “bolsa socorro” do governo mais próximo com a desculpa de salvar o mundo. Porém, se você é bom no que faz, paga seus impostos e taxas, não avança sinal, não mata ninguém etc, infelizmente vai ter que pagar pelas incompetências dois indivíduos anteriores. Isso me soa um tanto quanto esquisito.
-Com todo esse tumulto de início de ano, tivemos o psicológico do nosso índice IBOV sendo testado (100K). Para amenizar as coisas para o Brasil, podemos observar que o dólar anda meio sem forças, mesmo, com as doses de juros injetadas pelo FED a cada nova reunião, assim sendo, observo que a moeda norte-americana não mostrou toda sua valentia perante o papel brasileiro. Ai pergunto: Dólar, cadê sua força?
-Agora pergunto novamente e em um tom mais “esquerdista” (lol): “Será que mundo caiu em si?” Será que o mundo descobriu que o “primeiro mundo” nunca salvou ninguém, que o primeiro mundo só faz enterrar os emergentes? E quem dos emergentes pode tomar a cena nos próximos anos?