[Apostila] Introdução definitiva ao day-trade S&P 500

278
fiz esse artigo em ingles e estou traduzindo para o português.

O day trading consiste em uma modalidade de negociação que envolve operações de curto prazo, realizadas no mesmo dia, no mercado de ações. É importante ressaltar que muitas pessoas interessadas nessa forma de trabalho não compreendem o conceito de investimento, que não se aplica a esse caso. Investir é uma atividade distinta, cujo objetivo é aumentar os lucros. Em contrapartida, o day trading configura-se como um trabalho. Investir demanda muita disciplina e um comportamento muito rigoroso. Para compreender integralmente como obter rendimentos com o day trading, é necessário dedicar-se ao aprendizado das estruturas do mercado financeiro, um processo que demanda tempo e dedicação.
O ingresso no mercado de ações não é um processo simples. Por esse motivo, corretores de valores mobiliários atuam como intermediários, facilitando o acesso ao corretor e, consequentemente, ao ambiente de negócios.

É importante estar ciente de que há diferentes tipos de mercados no mercado de ações. Para tanto, é necessário que cada um seja estudado individualmente, de modo a permitir a compreensão e a adoção de medidas específicas em cada caso. O primeiro mercado a ser considerado é o mercado à vista, o mais popular entre os investidores do mercado de ações. Esse mercado funciona de forma mais simples do que os outros. É possível comprar e vender ações na NYSE e na NASDAQ. A negociação em mercados financeiros não envolve processos misteriosos.
Os mercados de derivativos estão associados a outros ativos que atuam como referência, como os futuros de petróleo, que se baseiam no petróleo à vista como instrumento de referência, bem como opções sobre ações e ETFs. No âmbito do mercado de derivativos, podemos destacar os mercados de futuros, contratos a termo e opções.

Mercado de Futuros

Tratam-se de contratos que estabelecem um preço e uma data de entrega para um ativo específico no futuro. Um produtor de café pode optar por vender um contrato futuro do produto, garantindo seu lucro e protegendo-se das flutuações do mercado à vista. Enquanto os ativos esportivos são negociados no presente como ações de empresas, no futuro há um contrato de vencimento para um determinado mês. Portanto, há vários bloqueios de hedge que fornecem liquidez, alavancagem e volatilidade para executar negociações diárias em contratos futuros.
Em geral, os grandes players protegem seus futuros para proteger suas grandes posições e automatizam as negociações intradiárias para obter lucros rápidos e criar liquidez no mercado, atraindo traders de varejo que veem oportunidades nesse mercado. No entanto, esses mesmos grandes players enfrentam desafios no que diz respeito à negociação diária, em virtude de sua exposição e da automação dos algoritmos HFT. No entanto, como suas entradas deixam rastros, é possível tirar proveito disso no mercado futuro, que é o principal mercado para negociações diárias. Todavia, há riscos substanciais para os traders que ingressam sem a expertise necessária sobre essa microestrutura, especialmente porque, em sua principal bolsa, a Chicago Mercantile Exchange, a tela é cega e não é possível identificar o emissor da ordem. No entanto, isso facilita bastante a negociação em um mercado centralizado.

Procede-se à padronização do contrato futuro.

Utilizaremos a CME, o maior grupo de bolsas de futuros do mundo, que conta com quatro bolsas em diferentes segmentos de futuros, padronizando seus contratos. As bolsas são:

CME é especializada em contratos futuros e opções sobre índices, futuros de câmbio, futuros de bitcoin, futuros de taxas de juros e outros instrumentos financeiros. Dentre os principais contratos, destacam-se o S&P 500 e o Nasdaq 100.
CBOT, a bolsa de mercadorias a mais antiga dos Estados Unidos, é afiliada à CME. A CBOT é especializada no fornecimento de produtos agrícolas e futuros do índice Dow Jones.
NYMEX oferece uma variedade de produtos, incluindo commodities energéticas, como petróleo bruto, gás natural, materiais radioativos e minério de ferro.
COMEX concentra-se em metais preciosos industriais, como prata, ouro, cobre e alumínio, com os futuros de ouro como principais contratos.

Os contratos futuros são padronizados por código de ativo, mês e ano de vencimento, enquanto os meses de vencimento são padronizados por letras:

Janeiro (F)
Fevereiro (G)
Março (H)
Abril (J)
Maio (K)
Junho (M)
Julho (N)
Agosto (Q)
Setembro (U)
Outubro (V)
Novembro (X)
Dezembro (Z)


Considerando o índice S&P 500 e seu código ES, a padronização do contrato será efetuada da seguinte maneira:
O cálculo deve ser realizado da seguinte maneira: ES + H (mês de vencimento) + 25 (ou 5) anos de vencimento.

A rolagem de liquidez consiste na troca de contratos de negociação entre as quatro bolsas de valores. Na CME e na CBOT, essa rolagem de liquidez ocorre trimestralmente, sempre na terceira sexta-feira do mês, e utiliza apenas quatro letras:

H: com vigência em dezembro e vencimento em março;
M: com vigência em março e vencimento em junho;
U: começa em junho e vence em setembro;
Z: entra em setembro e vence em dezembro;


Os contratos da COMEX são rolados a cada 2 meses e os da NYMEX são rolados no final de cada mês usando todas as letras.

Durante esse período, os participantes da bolsa rolam suas posições para continuar posicionado no seus determinados ativos.

É imprescindível compreender os motivos por trás desse fenômeno.
Isso se deve ao fato de que as grandes corporações constantemente buscam estabelecer posições em contratos futuros, tendo em vista que o principal objetivo desses contratos é fazer hedge. Consequentemente, há um significativo posicionamento de grandes players nesse mercado.
Imagine que você possui uma carteira de ações ou criptomoedas. Ao contrário do mercado futuro, esses ativos não possuem data de expiração, permanecendo disponíveis até que você decida se desfazer ou não do investimento. Atente para o fato de que, neste momento, você já pagou um determinado preço pelos ativos em questão. Portanto, sua posição será definida de acordo com a aposta realizada nesse papel. Em contraste, grandes corporações, bancos de investimento e pessoas com informações privilegiadas em grandes corporações possuem grandes posições de compra ou venda em papel e também em contratos futuros, que expiram a cada três meses no mercado americano. Cada vencimento ocorrerá sempre na sexta-feira da terceira semana do mês da letra em vigor. No entanto, o desmantelamento das posições demandará uma semana devido ao número de participantes ou ao número de lotes posicionados.
De acordo com o exposto pelo S&P, os contratos ESZ2 (para dados rítmicos) e EPZ22 (para dados CQG Continuum) estão migrando suas posições.
Durante o rollover, as oportunidades são desfavoráveis em virtude do fluxo tóxico que ingressa nesses dois contratos.
Em operação, ambos os contratos resultarão, inevitavelmente, em perda de dinheiro, energia ou tempo.
A rolagem de liquidez nos ativos americanos afeta tanto o mundo que ativos europeus, como os contratos futuros do Dax e do Euro Stoxx 50, rolam liquidez ao mesmo tempo, o que pode prejudicar as operações mesmo em mercados que não têm como objetivo ganhar, como os futuros do Ibovespa ou do dólar. (Trecho do meu artigo sobre rolagem de liquidez escrito em português), é geralmente recomendável ficar longe desta semana:

快照

Mercado Centralizado.

É uma forma de organizar as negociações financeiras em um único lugar. Os preços dos ativos são públicos e regulados por um órgão regulador, como a SEC (Securities and Exchange Commission), que supervisiona as bolsas de valores e os corretores. No caso da CME, é a CFTC (Commodity Futures Trading Commission), que supervisiona as operações do mercado de commodities. Além dessa supervisão, o mercado centralizado é organizado para que os negociadores entendam melhor, por meio da padronização.

快照

Todas as ofertas de compra e venda vão para o mesmo lugar. As ofertas para o mesmo ativo precisam ser aceitas pelas partes autorizadas a negociar no sistema. Lá, as ofertas de compra e venda são organizadas em um livro e, quando fechadas, aparecem na lista de vendas, garantindo transparência para todos que participam desse mercado.

Como você pode ver, todas as ordens vão para o mesmo lugar. Se uma empresa tem informações macroeconômicas bem fundamentadas e quer comprar um determinado número de ações, o volume que ela executou é registrado em tempos e vendas.
Com o tempo e por meio de vários eventos, o mercado de ações evoluiu e criou regras para proteger investidores e traders nas operações do mercado financeiro. Essas defesas são importantes para entendermos como o mercado funciona.
A câmara de compensação é um intermediário na bolsa que organiza a relação entre compradores e vendedores. Ela registra os riscos e o pagamento das operações em um banco de dados central e exige o depósito de margem para cobrir possíveis perdas. Cada ativo tem uma margem diferente, que pode aumentar ou diminuir em momentos de alta volatilidade e tensão no mercado. Além disso, estabeleci limites para os preços que cada ativo pode variar em um determinado período. Isso evita flutuações no sistema que são prejudiciais às operações de mercado. Esses limites podem ser definidos por meio de um leilão ou circuit breaks, que são usados quando o mercado excede um limite de 10% em sua oscilação, enquanto o leilão é acionado apenas para resolver algumas irregularidades de preço, spreads iguais.
As transações são feitas pela internet, sem precisar ir a um local físico ou de intermediação humana. Essas transações estão em operação desde 2008, facilitando o acesso ao mercado.

Explicando os leilões da bolsa

快照

Os tipos de leilões que podem interromper as negociações são:

- leilão extraordinário, acionado quando o preço desvaloriza 10%;
- leilão spot, de 4%, para dificultar a manipulação dos preços.

O leilão de pré-abertura acontece 15 minutos antes da abertura do pregão, mas na CME, que opera seus mercados 23 horas por dia, ele ocorre às 9h30, horário de Nova York. O leilão de fechamento, que ajusta o mercado, acontece às 16h, no horário de Nova York.

Você sabe qual é o horário de negociação da CME?
Em todo o mundo, existem várias bolsas de valores importantes para a economia. Por isso, o mercado financeiro opera em horários divididos em sessões. A primeira é a sessão australiana, que abre às 16h, horário de Nova York, e fecha à 1h. A segunda sessão é a japonesa, que acontece ao mesmo tempo que a sessão australiana às 18h, horário de Nova York. Ela termina às 3h, também no horário de Nova York. A sessão britânica abre às 3h e fecha ao meio-dia, e a última sessão de Nova York abre às 8h e fecha às 17h. Veja o desenho:

快照

O mercado mais importante do mundo é o mercado Forex (Foreign Exchange), que funciona 24 horas por dia, de segunda a sexta-feira, mas dentro dessas sessões, o mercado de ações de outros países também está aberto. Observe:

快照

Os contratos futuros da CME operam 23 horas por dia, quase no horário das sessões da bolsa de valores americana e da bolsa de valores australiana. Como a CME quer atrair traders da Europa, Ásia e Oceania, e também da América do Sul, a estratégia de adaptar seus ativos a todos os horários está sempre disponível. Mas, por mais importante que seja o mercado, ele é separado e dividido por sua liquidez. O melhor momento para negociar é durante a sessão de Nova York, quando as bolsas abrem.
Então, dividimos esse período de 23 horas em 3 partes: mercado, pré-mercado e overnight

快照

Overnight é o período de menor liquidez, por isso não há tantas negociações no contrato durante esse período, que geralmente é usado para estabelecer posições para o mercado. O pré-mercado é um período em que a Europa acorda e, portanto, tem um volume maior de posições, sendo um período catalisador para notícias e fatos importantes para a abertura do mercado. Ele abre às 9h30 e tem um volume enorme, tornando-se o melhor momento para negociar durante o dia, pois as operações são mais consistentes, facilitando a negociação nesse horário.

Ferramentas principais

Agora que você já entendeu os mecanismos de proteção, o horário de funcionamento e o fato de que o mercado é centralizado, vamos entender como funciona a negociação, que é a parte mais importante do planejamento das suas operações. Para isso, precisamos aprender sobre a microestrutura do mercado. O primeiro passo é escolher o ativo com o qual você deseja trabalhar como trader. Escolha um ativo que tenha liquidez, muitas oportunidades e não muita volatilidade. O principal deles é o S&P 500. O segundo passo é adaptar sua realidade financeira ao mercado usando contratos de microfuturos, que têm 10 vezes menos alavancagem. O terceiro passo é entender que você não está sozinho e que há vários participantes com diferentes tamanhos financeiros e diferentes de você. Você é apenas um espectador, mas pode usar ferramentas para equilibrar as chances de sucesso.
O E-mini S&P 500 tem um valor de 50 vezes o preço atual, ou seja, o tamanho do contrato, enquanto o micro S&P tem um valor 10 vezes menor. No day trading, você só precisa de uma margem de 2 a 4% do valor do contrato para negociar durante o dia, facilitando o acesso ao varejo. Os lucros são obtidos com as flutuações de preço: se o preço subir, você lucra; se cair, você tem prejuízo; se você vender a descoberto, é o contrário..

Order book

A oscilação acontece em ticks, que são subdivisões do S&P 500 organizadas em 0,25/0,50/0,75/0,00. O livro de ordens é distribuído dessa forma. É um registro de todas as ordens de compra e venda que ainda não foram finalizadas para o ativo financeiro. Ele permite acompanhar o ativo para tomar decisões à medida que surgem níveis de interesse. Cada ativo tem um livro de ordens, que leva em conta as suas especificidades de mercado. A microestrutura é a mesma, mas pode variar. Por exemplo, o S&P 500, o NASDAQ e o Dow Jones são índices, mas cada um tem um código e liquidez diferentes. Veja um exemplo de livro de ofertas:

快照

As ordens pendentes ainda não entraram no mercado, estão só esperando para serem preenchidas pelo seu valor atual. O consumo dessa ordem é chamado de agressão e acontece no spread de compra/venda, indo para o Times and Sales, que é outra ferramenta usada para registrar todas as transações realizadas na bolsa de valores para um determinado ativo. Ele mostra o preço, a quantidade, a hora e a direção de cada transação. E ajuda a entender como o mercado funciona, mostrando como as negociações são intensas e rápidas. Também pode mostrar padrões e tendências importantes, como mudanças, mudanças de rumo e estabilização. É onde podemos ver o volume daqueles que estão ativos no mercado.
Cada tick é a menor variação possível no valor do derivativo. No caso do ESZ2, cada tick vale 0,25 pontos, ou seja, US$ 12,50 por tamanho.

快照

O consumo de volume ocorre quando uma ordem é executada no mercado. Quando uma ordem de compra é executada, ela consome o volume das ordens de venda no livro.

快照

Exemplo de cenário em que o mercado estava com spread de 4571.75/4571.50 e se moveu para 4570.50, deslocando o consumo de todos os níveis de preço subsequentes. O lote consumido se torna volume e entra no histórico de negociação. Em outras palavras, ele se torna volume no mercado.
Essas ordens são executadas no spread conhecido como bid/ask, que é a menor diferença entre a melhor oferta de compra e venda que compõe o preço do ativo. Para o contrato futuro S&P, o spread é fixado em um tick, que é a menor variação no preço do ativo. Não é possível colocar uma ordem fora do spread, portanto, ela é enfileirada com base no melhor preço, por ordem de chegada.
As ordens executadas no spread são registradas em tempos e vendas:
快照

Seus registros são todas as negociações feitas na carteira de ordens em um determinado momento. Ele registra as negociações de acordo com o que acontece, ou seja, assim que a negociação é concluída. É uma ferramenta importante porque criou outras ferramentas que reúnem os dados obtidos em um determinado momento e incluem o sentimento e a intenção dos participantes na formação do preço. Ela mudou com o tempo e antes era chamada de Ticker Tape Machine.
Era uma máquina que mostrava o histórico das negociações do mercado de ações enquanto acontecia a sessão de negociação.

Esta máquina inspirou Richard Wyckoff em seu livro Studies of Tape Reading (Estudos sobre a leitura de fitas) e revolucionou a forma como o mercado era observado. Ao longo dos anos, com o comércio eletrônico e a introdução dos algoritmos HFT, tornou-se confusa e difícil de ler, mas foi modernizada com a criação de ferramentas agrupadas.

Seu tamanho no mercado

快照

Entender o seu lugar no mercado é importante para evitar um caminho perigoso pelo qual todos os iniciantes passam: a alavancagem. Infelizmente, os aspirantes a traders utilizam alavancagem excessiva, pois as corretoras oferecem margens baratas e atraentes, o que pode levar à quebra de suas contas muito rapidamente, transformando o mercado em uma espécie de jogo de azar. Você não deve entrar no mercado com essa mentalidade. Sua experiência no mercado é semelhante à do empreendedorismo: por maior que seja a empresa, ela não é maior do que a Tesla, o Bank of America, o UBS e outras. Lembre-se: você é um espectador, um criador. Você não vai mover o preço, vai segui-lo.

É claro que você pode comprar em qualquer spread, mas um formador de mercado não pode: eles terão dificuldade para entrar em alguns spreads. Eles nem sempre comprarão nesse nível de preço, mostrando seu compromisso ao facilitar o day trade.
Além de serem participantes de diferentes portes, eles usarão mais de 15 estratégias de negociação diferentes. Então, não pense que sua metodologia é mágica, pois se trata apenas da sua perspectiva individual. O que o coletivo pensa é outra história.

A complexidade do day trading é elevada, pois envolve várias variáveis relacionadas à microestrutura do mercado, como horários de abertura, regras de cotação, funcionamento dos mecanismos internos, dimensão e perfis dos participantes, além de urgência.

Classificação dos participantes do mercado

Existe uma hierarquia no mercado de ações e seus participantes negociam para aumentar o capital que já possuem. Quanto mais alto na hierarquia, mais dinheiro eles precisam, e devido à sua exposição, a necessidade e a urgência de negociar se tornam maiores.
Esses participantes variam desde traders de varejo, cuja função é de curto prazo e busca retornos pequenos, até empresas de médio porte, clubes de investimento, bancos centrais e grandes fundos de investimento.

快照

Além desses participantes ativos, há outros que fazem parte desse ecossistema: os formadores de mercado, que fornecem liquidez em todos os níveis para facilitar as negociações e atuam como intermediários para participantes grandes ou pequenos.
Há também o FED, autoridade central que está sempre em operação e tem como foco as taxas de juros e de câmbio. No entanto, seu objetivo é também regular ou estabilizar os preços dos ativos, intervindo em momentos críticos ou específicos.
Cada participante tem suas crenças e sua maneira de agir. Imagine que estamos falando de milhões de dólares em jogo, com uma ampla gama de especuladores e formadores de preços, pois o mercado competitivo é enorme, do tamanho dos Estados Unidos, e não poderia parar por aí.

Existem vários tipos de análise operacional utilizados por diferentes intervenientes:

Análise fundamental: é comumente utilizada por investidores que adotam uma visão de longo prazo, analisando indicadores do potencial de crescimento da empresa, tais como lucros, vendas e patrimônio líquido, entre outros.
Existem outros ramos da análise fundamental que examinam o preço, os lucros e os lucros por ação.

Correlações: usadas para analisar a dependência entre dois ativos, como ações, moedas e commodities.

Hedging: é uma operação baseada em hedge, cruzando uma oferta de compra e venda simultaneamente vinculadas como uma espécie de seguro para proteger seu ativo de flutuações indesejadas.

Arbitragem: consiste em aproveitar as diferenças no preço do mesmo ativo ou ativos equivalentes em diferentes mercados ou em momentos diferentes. A arbitragem busca obter um lucro sem risco, comprando o ativo mais barato e vendendo o mais caro ao mesmo tempo.

Lock: busca criar uma combinação de negociações de opções para limitar o risco e o retorno da negociação.
Baseado em opções gregas: permite indicar a sensibilidade das opções e variáveis subjetivas.

Análise técnica: utilizada pela grande maioria do mercado e permite deduzir o comportamento dos preços; tem outras ramificações, tais como indicadores, tendência de Elliot, reversão à média, ação dos preços, padrões da natureza (Fibonacci).

Ciclos: oscilações de longo prazo de duração variável influenciadas por fatores econômicos, tais como recessões e expansões.

Sazonalidade: padrões regulares e previsíveis que se repetem em períodos fixos, como vendas mais altas no Natal ou o efeito janeiro no mercado financeiro.

Análise quantitativa: visa identificar padrões e anomalias em dados históricos ou atuais de ativos, a fim de criar estratégias de investimento baseadas em algoritmos.

Leitura de fitas: usada para identificar as intenções dos principais participantes do mercado, como bancos, fundos e instituições financeiras, para seguir a mesma direção ou antecipar mudanças na tendência.

Análise macroeconômica: usada para compreender o impacto das políticas econômicas e dos eventos geopolíticos no mercado financeiro e nos setores da economia.


Com todo o ecossistema do mercado, temos que olhar para a oferta x demanda e causa x efeito. Mesmo com tantos participantes, entendemos que cada decisão gera ordens para o mercado, e essas ordens geram volume e deslocamento.

Continuarei abordando isso em uma próxima oportunidade..

O mercado financeiro não é para amadores nem para aspirantes. Não faz sentido dar crédito àqueles que negociam diariamente, pois isso não os torna melhores. Os participantes consistentes do mercado de ações o são porque entendem os agentes envolvidos, a microestrutura e as variáveis do mercado. No entanto, isso representa apenas 10% do treinamento de um trader, pois eles ainda precisam combinar tudo isso com uma tomada de decisão inteligente, que dividem em:
快照

Os traders são atletas da mente, que devem ter disciplina e força psicológica para operar e trabalhar com ela todos os dias.

快照

É por isso que a natureza seleciona apenas os melhores, e eles não têm tempo a perder. Quer ser um deles? Acompanhe os próximos capítulos.

Aviso: Esta não é uma recomendação para comprar ou vender, o day trading envolve riscos substanciais.

免责声明

这些信息和出版物并非旨在提供,也不构成TradingView提供或认可的任何形式的财务、投资、交易或其他类型的建议或推荐。请阅读使用条款了解更多信息。