ÓBVIO - VOCÊ NÃO OPERA DOLAR, VOCÊ OPERA REAL – 2

Em IDÉIA de 26 Out comentei: “Às vezes o óbvio é tão evidente que passamos a ignorá-lo, até que damos uma topada nele e saímos pulando em uma perna só... “
Este momento, em que o USD parece emperrado no suporte de 3,70 ( veja IDÉIA 9 Out ), já tendo gerado um MARTELÃO DE ALTA ( IDÉIA 29 Out ), me parece oportuno ampliar a IDÉIA de que VOCÊ NÃO OPERA DOLAR, VOCÊ OPERA REAL, temperada com um pouco de psicologia econômica ou finanças comportamentais.
Vejo a maioria do mercado surpresa porque o dólar contrariou suas expectativas e teima em não cair. Essa frustração ocorre porque costumamos enxergar apenas o universo circunscrito pelas paredes da nossa “caixinha” e raramente utilizamos a empatia para “calçar os sapatos” dos “big players” no intuito de imaginar o que eles pensam, para subsidiar as nossas próprias decisões.
Um bom começo para tentar enxergar com os olhos dos grandes operadores internacionais é, além de olhar o gráfico USDBRL, utilizar o gráfico BRLUSD, como sugeri em 26 Out. Você pode Acessá-lo aqui mesmo no TradingView:
BRLUSD
Alguns de vocês ficarão estarrecidos ou maravilhados por essa nova perspectiva! Finalmente estarão pensando “fora da caixinha”! Essa imagem é a verdadeira expressão do famoso “copo meio cheio x copo meio vazio”!
A primeira descoberta, olhando por esse ângulo é, quem está emperrado não é o USD, e sim o BRL!
Mas afinal, quais são as paredes da nossa “caixinha”? É a visão circunscrita pelos eventos e expectativas apenas dentro do nosso país – política, economia, segurança, educação, etc. - na qual estamos tão mergulhados que acabamos ignorando o MUNDÃO lá fora.
Vale lembrar que essa atitude de pensamento funciona para qualquer ativo com o qual se escolha operar, mas em especial com FOREX.
Lembrem, entretanto, que moedas não têm mais o lastro ouro de antigamente e, portanto, não possuem VALOR INTRÍNSECO, como acontece com as ações de empresas. Devido a isso, por serem ativos essencialmente especulativos, estão sujeitas a ataques agressivos do tipo realizado pelo famoso George Soros sobre a libra esterlina.
Mas porque será que isso está acontecendo, afinal as eleições já foram decididas e um governo liberal vai assumir com promessas de estabilidade social e progresso econômico, situação que seria suficiente para derrubar o dólar?
Minha crença, é que o “big money” está prudentemente pagando pra ver o que de fato vai se realizar no país após algum tempo. Isso aconteceria independentemente de quem fosse eleito.
Mas a possibilidade de grandes mudanças no comércio e política externos, principalmente em relação à China, Rússia e Estados Unidos e, em menor importância, com relação aos parceiros da América Latina, está deixando os TUBARÕES salivando.
Estão à espreita e o indício berrante disso foi a enorme dentada que já deram no BRL, comprando USD das sardinhas no dia 29 de outubro, quando se formou o tal MARTELÃO.
Aliás, observem que o MARTELÃO ( Hammer ) de alta do gráfico USDBRL se transforma na NUVEM NEGRA ( Dark Cloud Cover ) de baixa do BRLUSD! Utilizando o recurso da SIMETRIA ( post de 9 Out ), dá até pra adivinhar o comportamento do BRL nos próximo dias antes da baixa do BRL ( subida do UDSD ).
daltonvieira.com/nuvem-negra-dark-cloud-cover-o-que-e-e-como-identifica-la
Só pra finalizar, lembrem: SUPORTE SÓLIDO reverte para alta; RESISTÊNCIA RÍGIDA reverte para baixa.
DISCLAIMER – Qualquer decisão de operação que você tomar devido às minhas IDÉIAS, publicadas ou a serem publicadas, será por sua própria conta e risco. Não assumo qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos!
PADRÕES DE REVERSÃO DE CANDLESTICK
infomoney.com.br/educacao/guias/noticia/1778648/confuso-entre-candles-conheca-principais-padroes-reversao
investopedia.com/articles/active-trading/092315/5-most-powerful-candlestick-patterns.asp
stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:candlestick_bullish_reversal_patterns
Beyond Technical AnalysisTrend Analysis

免责声明